80% dos lançamentos no Steam em 2024 foram pouco ou nada jogados

Em 2024, um número recorde de 18.992 jogos foram lançados no Steam. Números para comemorar? Talvez não. Cerca de 80% desses quase dezenove mil jogos foram pouco ou nada jogados, de acordo com os dados da plataforma que estão disponíveis publicamente.

Mas como se chega a esse número de 14.951 jogos lançados que não atraíram a atenção de quase ninguém?

Para responder essa questão, precisamos voltar no tempo, quando o Steam implementou coisas legais, como as conquistas, cartas, emblemas e outros itens sociais vinculados aos jogos disponíveis na plataforma. O objetivo, claro, era incentivar as pessoas a jogarem mais e, obviamente, aumentar as vendas.

Claro, não há nada legal que não possa ser subvertido por burladores do sistema. Não muito tempo depois dessa novidade, alguns desenvolvedores começaram a lançar “jogos” extremamente básicos, apenas para oferecer os recursos recém-implementados, visando apenas aumentar as estatísticas da coleção dos compradores e para transações no Mercado Steam.

Para impedir essa situação, a Valve criou o sistema de jogos com “recursos de perfil limitados”. Desde então, todo os jogos (certamente não se aplica às grandes publicadoras e desenvolvedoras) chegam ao Steam sem os recursos extras da plataforma. Somente após alcançarem um certo número (não revelado) de vendas e engajamento, esses jogos perdem o seu status limitado, podendo oferecer todos os demais conteúdos. Isso serve como um filtro contra golpes e jogos de baixíssima qualidade.

Tendo isso em mente, voltemos aos números do início do texto. Dos 18.992 jogos lançados no Steam ao longo de 2024, apenas 4.041 conseguiram escapar do status de “recursos de perfil limitados”. Ou seja, 14.951 jogos lançados quase não foram comprados ou jogados. Esse número aumenta a cada ano. Em 2018, apenas 33% dos jogos eram limitados, em 2020 esse número chegava a 68%, atingindo 79% em 2024.

Quais as implicações desses números para a plataforma, jogadores e desenvolvedores?

Aguardemos para os números de 2025.

Com informações do Kotaku, Bill Young e SteamDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *